BARCO - AMBULÂNCIA  RETIRA DO ISOLAMENTO POPULAÇÃO DA ILHA DE PECHICHE  

O barco- ambulância, projeto a que a Fundação João XXIII-Casa do Oeste deitou mãos em 2011, vai finalmente seguir para a Guiné no dia 1 de Outubro no navio Hidrográfico da Marinha Portuguesa. Parte deste sonho, quase impossível, torna-se agora realidade.
O barco destina-se a tirar do isolamento a população duma ilha que tem 6.000 habitantes e que, sobretudo a nível da saúde, precisa muito dum meio de transporte seguro que possa acudir os doentes, as grávidas e as crianças.

Este projeto tem vindo a ser posto de pé, gradualmente, por um grupo dinâmico e persistente de  voluntários  da Fundação que trataram de angariar fundos, gerir ofertas de trabalho de recuperação da embarcação, tratar da documentação e das questões legais e, finalmente, conseguir o seu  transporte para a Guiné.
Assegurar uma boa gestão (uso e manutenção) deste equipamento na Guiné é a tarefa árdua que agora se põe, e que já tem vindo a ser preparada pela nossa Equipa Coordenadora da Solidariedade com o Povo da Guiné e pelos delegados da Fundação em Bissau.

Este projeto nasceu de uma visita feita em 2011 à Ilha de Pechiche, por um grupo de voluntários da Fundação que se encontravam em Ondame  e da constatação das difíceis condições de transito entre a ilha e o continente (e vice-versa) pelas populações locais. A viagem é feita em canoa em condições muito precárias, sendo frequentes os acidentes e lentas as travessias. Um dos grupos de voluntários assistiu ao transporte da Ilha para o continente, por um dos pescadores locais, de uma parturiente em que o percurso junto a terra teve que ser feito às costas, tendo a mulher perdido o bebé. As dificuldades na travessia são enormes e o isolamento é total.

Este cenário levou a que, de imediato, os voluntários da Fundação equacionassem a hipótese de desencadear um movimento de solidariedade para se adquirir um barco com condições adequadas para serviço de ambulância e de apoio às populações desta ilha.
A iniciativa foi de imediato transmitida à missão católica de Bloom e aos  bispos de Bissau  que a acolheram com muito agrado.  

Características do barco:
Nome- “DIFÍCIL” e o nº 9535PE5  - Peniche
Comprimento – 8,60 metros
Largura - 2,48 metros
Altura – 2,80 metros (com armação)
Peso - 1800 kg
Tem 2 motores de 75 cv  cada um
Está equipado com 3 macas e com toda a palamenta (equipamento de socorros obrigatório)
Equipado também com GPS, sonda de profundidade e rádio obrigatório
Tem uma rampa de portaló para subida/descida de doentes
Funcionalidade principal: Ambulância
Ficará sediado, em principio, em Ondame ,no porto de Sidja
A.L.